quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vale a pena saber - " A arte de fofocar "

"A fofoca consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia." (Wikipedia)

Não existe nada melhor na vida do que estar rodeado de amigos,jogar conversa fora,comentar sobre suas experiências pessoais e profissionais e trocar qualquer tipo de informação com relação ao seu crescimento como indivíduo dentro da sociedade.

Mas temos que tomar cuidados quanto o assunto deixa de ser uma simples troca de informações e vira um arsenal de suprimentos para quem se vê pronto para dar o "bote"...

A fofoca existe desde os primórdios,aliás,fofocar é um tipo de comunicação, e o ser humano é sempre sedento de conhecer novidades,principalmente vindo do alheio.
Quando estou conversando com uma ou mais pessoas, gosto de dar exemplos pois acredito que o nosso crescimento consiste mais na audição e na observação do que na fala.
Precisamos aprender a filtrar nossas palavras quando as falamos, mas também precisamos aprender a filtrá-las quando as escutamos...
Somos todos carentes de cuidados e de atenção, e na ânsia de nos tornar-mos o centro das atenções,as vezes pecamos pelo exagero.E este exagero, quando se trata da vida de outra pessoa,pode acabar causando um desconforto moral e até social....

Estava lendo um artigo sobre mexericos,fofocas e calúnias e vou postar alguns trechos que acredito serem bem claros e muito bem definidos pelo autor:


"FOFOCA é o mexerico, intriga, a bisbilhotice É um mal que para muitos é divertimento sem importância, mas que é extremamente destrutivo: A vontade de passar informações faz parte do homem, é a comunicação, é uma ação humana natural e normal, mas na maioria das vezes esquecemos do outro e não medimos as conseqüências das nossas palavras. Quando uma pessoa não controla a cobiça, o resultado é a inveja, que desperta o instinto animal de prejudicar o próximo pela difamação" ( Roque Theophilo)
 
"Quem está de bem com a vida não tem sequer vontade de caluniar, quer apreciar as coisas boas da vida." ( Roque Theophilo)


Aliás,que fique bem claro... Tomei a iniciativa de comentar sobre este assunto pois conversando com meus filhos,comentei que antigamente existia o hábito de colocarmos as cadeiras para fora de casa e ficar horas e horas conversando com os vizinhos e amigos (nem sempre vizinhos são amigos...) pois assim ficávamos atualizados com os acontecimentos do bairro.E hoje eles acham estranho quando tem reunião de condomínio pois todos moram juntos e só gritam e reclamam...rs rs

Até as crianças prestam atenção nisso...(inocentemente, eles não estariam iniciando uma fofoquinha?)

Conversar enriquece nossa cultura,vamos usar essa prática para o bem.
Usar de conhecimentos alheios para denegrir alguém não é uma prática saudável.Faz mal para nossa alma e para nosso desenvolvimento como ser humano.

Um forte abraço.

Fonte:http://www.psicologia.org.br/internacional/ap31.htm  
   
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fofoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário